CUIDADO DIÁRIO: AGENTES IRRITATIVOS INESPERADOS
É muito fácil algo entrar nos seus olhos e causar irritação. Quando isto acontece, não consegue pensar em praticamente mais nada senão em lavá-los, pelo que não irá descansar, enquanto não o conseguir. Por isso, vamos analisar alguns agentes irritativos com que deve ter cuidado, pois podem causar irritação ocular - podem até ser algo que não estávamos à espera.
Corpos e substâncias estranhas no seu olho
Normalmente, os agentes i1rritativos podem ser algo como uma pestana, um grão de areia, de pó ou de pólen. Contudo, deve ter atenção à maquilhagem dos olhos, pois se se distrair enquanto se maquilha, ou se os esfregar, deslocando-a, esta pode entrar nos olhos. E certamente não é algo que possa ser soprado, como muitas outras coisas.Ao sair à rua, também deve ter cuidado caso esteja a planear uma visita ao campo. Os grãos de pólen podem ser uma fonte óbvia de irritação ocular, assim como pequenos pedaços de folhagem. Cascas de árvore ou outro material vegetal podem vir na direção dos seus olhos se estiver vento, especialmente quando os campos acabaram de ser cultivados ou cortados. Ao caminhar numa estrada campestre, onde o trânsito pode passar muito perto de si, pedaços de folhagem solta podem levantar-se e também entrar nos seus olhos. Por isso tenha cuidado.Comida
Comida? Certamente se pergunta, mas isso não vai para a minha boca? Então e o que dizer sobre a experiência de cortar cebolas?
Líquidos de vários alimentos podem esguichar para os seus olhos e causar irritação. Por isso, tenha cuidado ao cortar limões ou outros citrinos e especialmente com as malaguetas. O importante aqui é não tocar nos olhos depois de as cortar. Minutos ou até horas depois de lhes mexer, é fácil esquecer-se e acabar por esfregar os olhos. E de repente, não é apenas irritante - é doloroso e arde bastante. Assim, crie a regra de lavar as mãos cuidadosamente, logo após acabar de cortar uma malagueta.Atividades domésticas/de bricolage
A serradura é uma possibilidade óbvia aqui, por isso é que é tão importante usar óculos de proteção durante este tipo de atividades. Mas o seu espaço de trabalho pode também conter gotas de óleo, produtos de limpeza, resíduos de madeira, tinta e outros agentes irritativos que podem já ter sido derramados. Por isso, pode facilmente colocar um dedo numa minúscula gota de algum destes agentes e sem se aperceber esfregar os olhos. Assim, verifique sempre o que está na superfície em que está prestes a apoiar-se. E não se esqueça dos seus óculos de proteção.Infeções de outras pessoas
Se lhe pedirem para "ver o que se passa" no olho do seu filho ou de um membro da sua família porque está irritado, tenha cuidado. Não vai querer transferir alguma infeção que possam ter, para os seus dedos e depois para os olhos, caso os esfregue inconscientemente de seguida. Várias infeções estão associadas com os sintomas de irritação nos olhos, como a conjuntivite ou a blefarite. Se tiver dúvidas, limite-se a olhar, não toque e peça opinião médica, se for necessário.
Lareiras e churrasqueiras
Tem uma lareira ou um recuperador? Uma partícula de cinza pode facilmente entrar nos seus olhos, se não tiver cuidado ao limpá-los, pelo que deve efetuar esta operação cuidadosamente para não levantar poeira. Da mesma forma, ao limpar uma churrasqueira, tenha especial cuidado caso esteja vento. Certifique-se que ao limpá-la ou ao remexer o carvão, o vento não sopra cinza ou pedaços deste diretamente para os seus olhos.
Muitos agentes que podem causar irritação ocular, podem também causar problemas físicos mais graves na superfície do olho. Apesar de ser uma reação natural querer esfregar os olhos, tente lembrar-se que está provavelmente a esfregar um agente irritativo dentro e fora destes. Arranhões na superfície do olho podem levar a infeções.
DESCUBRA MAIS
Show 1 of 3