CUIDADO DIÁRIO: OS FACTOS SOBRE IRRITAÇÃO OCULAR

Putting contact lens in eye

Muitos de nós já sofremos irritações oculares ligeiras, em alguma altura das nossas vidas. Em geral é algo que desaparece rapidamente, porém existem alturas em que a irritação ocular pode ser bem mais do que somente um inconveniente. Por isso, vamos fazer uma análise detalhada sobre a irritação nos olhos, para examinar as suas causas, potenciais consequências.

O que pode causar irritação ocular?
Os seus olhos podem ficar irritados por diversas razões. Aqui estão as principais causas:

Um corpo estranho no seu olho

Existe um conjunto variado de possibilidades e algumas das mais comuns incluem pestanas, partículas de pó ou areia. O corpo estranho irá fazer com que sinta os seus olhos secos, com comichão, irritados e com uma sensação áspera.

Alergias oculares

As alergias oculares podem ser sazonais, ocorrendo nos meses de primavera e verão, por exemplo, quando os pólenes das árvores, da erva e das flores despoletam reações alérgicas, que podem causar problemas a diversas pessoas. Este tipo de alergia ocular é normalmente denominado por conjuntivite sazonal. Contudo, alguns de nós podem sofrer de alergias oculares durante todo o ano, conhecidas como conjuntivites crónicas ou perenes.

Também é possível que alérgenos, além dos pólenes das plantas, entrem no seu olho e causem uma reação alérgica como os pelos de animais e o pó doméstico. Assim, estas são por vezes designadas de "alergias de ambientes fechados". O pó doméstico pode conter esporos de fungos, mofo ou caspa de animais, que podem causar alergias durante todo o ano a pessoas que sejam reativas aos mesmos.

Situações crónicas ou graves de alergias oculares devem ser avaliadas por um profissional de saúde.

Infeções oculares

Os seus olhos podem ficar infetados devido a uma grande variedade de microrganismos, incluindo bactérias, vírus e fungos. Estes podem causar irritação e outros sintomas como inflamação. As infeções podem afetar a parte branca dos olhos causando conjuntivite, ou a parte frontal - a córnea. Também é possível apanhar infeções nas pálpebras. Apesar de todas as pessoas serem suscetíveis de vir a sofrer destes problemas, as infeções oculares são mais comuns naquelas que usam lentes de contacto.

Consulte um profissional de saúde para saber como tratar as infeções oculares.


Que problemas estão associados à irritação?

Olhos Vermelhos

O termo "Olhos Vermelhos" é uma descrição generalizada dos olhos que estão irritados e que ficaram vermelhos.

A vermelhidão pode ocorrer devido a alguns dos problemas que já mencionámos como infeções e alergias, ou por outras razões, como usar lentes de contacto durante demasiado tempo.

Ainda pode ocorrer como resultado de:

Fadiga ocular

Efeito do cloro nas piscinas

Olhar para um ecrã durante demasiado tempo

Falta de sono

Ou também pode estar associado a outros problemas:

Derrame na esclera do seu olho (ver diagrama), conhecido como hemorragia subconjuntival

Pálpebras inflamadas, conhecido como blefarite

Pequeno alto (ou ponto) vermelho na sua pálpebra, conhecido como "hordéolo"

Outros problemas médicos mais graves podem também estar relacionados com os Olhos Vermelhos como a uveíte e o glaucoma. A uveíte é uma inflamação na camada do meio do olho, que consiste na íris, o corpo ciliar e o coróide1. O glaucoma é um problema ocular, que envolve uma pressão mais elevada no olho do que o normal e que pode danificar o nervo ótico[1]. Contudo, estes problemas não causam Olhos Vermelhos com tanta frequência como aqueles que referimos anteriormente e tanto o glaucoma como a uveíte requerem avaliação médica e cuidados médicos especializados, se alguma destas situações se verificar, consulte o seu médico.

Olhos Secos

Outro problema associado à irritação ocular são os Olhos Secos. Tal como com os Olhos Vermelhos, podem existir diversas causas mas em primeiro lugar vamos ver as razões para a sua ocorrência:

Quando pestaneja, as pálpebras espalham lágrimas pela superfície dos olhos, formando um filme. Isto acontece para prevenir a evaporação da hidratação dos olhos, ajudando a que estes permaneçam hidratados. Se não produzir lágrimas suficientes ou se desenvolver uma falha na camada lacrimal protetora, pode vir a sentir irritação e secura ou até uma sensação áspera. Algumas pessoas sentem ainda um leve ardor.
Os diversos fatores que podem causar Olhos Secos são:

Olhar para um ecrã durante demasiado tempo, sem pestanejar frequentemente pode fazer com que o filme lacrimal não seja devidamente distribuído pela superfície do olho

Ar condicionado ou ventoinhas e aquecimento central podem fazer com que os olhos fiquem secos

Idade - conforme envelhecemos, produzimos menos lágrimas

Lentes de contacto - o seu uso prolongado pode ser uma das causas

Alguns medicamentos podem causar Olhos Secos como efeito secundário

Alguns problemas médicos estão associados com Olhos Secos[2]Normalmente os Olhos Secos não causam dor significativa e a visão deverá ficar normal. Mas se sofrer deste problema, poderá notar que os sintomas pioram durante o dia.

Por isso como pode então aliviar a irritação ocular e outros sintomas associados aos Olhos Vermelhos e aos Olhos Secos?


Soluções com Optrex
Na gama Optrex existem várias soluções que o podem ajudar, caso esteja com os olhos irritados ou secos. Estas incluem Optrex Spray ActiMist Dupla Ação Olhos Secos e Cansados, que pode ser usado mesmo com lentes de contacto, para aliviar, refrescar e reavivar instantaneamente olhos secos ou irritados e outros produtos.
Conheça todas as soluções Optrex aqui.


*Secura e irritação ocular provocada por perturbação da camada lipídica do filme lacrimal.

[1] www.allaboutvision.com/conditions/uveitis.htm

[2] www.patient.co.uk/forums/discuss/sjorgrens-402964

DESCUBRA MAIS