CUIDADO DIÁRIO: O DESENVOLVIMENTO DA VISÃO
Como é que a visão se desenvolve? Fizemos alguma pesquisa em nome dos novos pais…
Durante as suas primeiras semanas, o recém-nascido parece não fazer mais do que comer, dormir, chorar e fornecer fraldas sujas para os pais limparem. Mas na realidade, todos os seus sentidos estão já funcionais, absorvendo todas as imagens, sons e cheiros do seu novo mundo.
O que é que o recém-nascido realmente vê?
Os bebés nascem com os olhos preparados para funcionar imediatamente. Até bebés prematuros conseguem ver à nascença, visto que o olho está funcional a partir dos sete meses de gestação. O corpo de um recém-nascido pode ser pequeno, mas o tamanho dos olhos corresponde a 70% do tamanho adulto.
Os olhos de um recém-nascido não são muito bons a focar e a distância óptima para ver um objectivo é de cerca de 20 a 38 cm, que corresponde à distância entre a mãe e a cara da criança durante a amamentação.
Recém-nascidos são fascinados pelo contraste preto.
Visão a cores
A capacidade de distinguir diferentes cores não está muito apurada até, sensivelmente, aos três meses de idade. A partir dos dois meses, os bebés conseguem distinguir o vermelho, laranja, verde e amarelo. Pouco depois, conseguem ver o azul. Esta é a razão pela qual os recém-nascidos costumam ser atraídos por cores escuras e claras ao invés de cores brilhantes e preferem padrões com linhas curvas em vez de linhas direitas.
Ver caras
Outro aspeto interessante de um recém-nascido é a preferência por faces humanas, visto que há uma porção do cérebro que parece ser dedicada ao reconhecimento facial. Recém-nascidos são naturalmente atraídos até para desenhos de caras humanas. Este mecanismo específico de reconhecimento facilita a ligação entre a mãe e o filho, particularmente durante a amamentação. Dos três aos quatro meses, ganhará a capacidade de diferenciar caras e reconhecer os pais. Além de faces humanas, o recém-nascido aprecia observar objetos luminosos e em movimento.
Apesar da visão do seu bebé funcionar, ainda precisa de alguma "calibração", especialmente quando se trata de focar objetos à distância. No entanto, isto é normal, visto que os músculos dos olhos do bebé irão fortalecer nos meses seguintes.
Acuidade visual
No primeiro mês de vida, a acuidade visual de um bebé é de 20/120; isto significa que poderiam ler o "E" grande na tabela de um consultório de oftalmologia.
Perceção de profundidade
Recém-nascidos não têm boa perceção de profundidade, nem capacidade de ver objetos em três dimensões, até cerca dos 3-4 meses de vida.
Devo estar preocupado?
Se apenas quer a garantia que os sentidos do seu filho estão a funcionar corretamente, pode testá-lo, segurando uma pequena lâmpada fora da linha de visão do bebé; o seu filho deverá olhar em direção da luz. Não se preocupe se não mantiver a atenção durante muito tempo - um pequeno olhar pode indicar que o bebé está a ver. Em apenas 4 a 8 semanas, os olhos do seu recém-nascido começarão a seguir luz em movimento.Se os olhos do seu filho cruzarem mais do que o habitual, fale com o seu médico, pois pode ser necessária correção médica. Avise também se os olhos aparentarem estar enevoados ou a flutuar em círculos, quando tentam focar.
Se estiver preocupado com a habilidade do seu recém-nascido em ver, fale com o médico ou oftalmologista imediatamente. Até recém-nascidos podem ser testados usando equipamento sofisticado, se necessário. Quando mais cedo o potencial problema for detetado, melhor.Deverá também falar com o médico se os olhos lacrimejarem excessivamente.
É uma boa ideia dar ao seu filho muitas imagens interessantes para observar, mas não o faça em demasia! Uma imagem de cada vez é suficiente. E não se esqueça de mover o seu filho ao longo do dia, para proporcionar uma alteração de cenário.