CUIDADO DIÁRIO: PROTEGER OS SEUS OLHOS DURANTE AS FÉRIAS
Não é nenhum segredo a importância que a sua visão tem. O que é menos evidente é a vulnerabilidade dos seus olhos aos elementos. Apesar de ser recomendado que cuide dos seus olhos durante todo o ano, é durante as férias que eles ficam mais sujeitos a agressões, decorrentes de climas extremos e da luz solar, entre outros fatores.
Porque necessita de proteger os seus olhos
Muito simples, necessita de cuidar dos seus olhos para garantir que estes se mantêm saudáveis durante toda a sua vida. Embora isto envolva visitas regulares ao seu oftalmologista para realizar exames oculares, também significa tomar as devidas precauções para defender os seus olhos contra potenciais riscos e agentes irritativos. Estes incluem o sol e climas extremos mas ainda outros fatores como bactérias, vírus e partículas invasoras, que podem ser fonte de infeções, causando diversos sintomas.
Como proteger os seus olhos
Enquanto muitos de nós iremos viajar para lugares quentes e desfrutar dos prazeres do clima, é exatamente nessas condições climatéricas que os seus olhos podem estar em maior risco.
Da mesma forma que, no clima oposto, umas férias de inverno na neve podem também incluir perigos para os seus olhos. De qualquer forma, é melhor estar sempre bem informado para garantir que tem a melhor proteção.
Proteção contra o sol e a luminosidade
A exposição prolongada à luz ultravioleta (UV) pode causar diversos danos. A degeneração macular pode ocorrer devido à sobre-exposição à luz UV. Isto é onde pontos conhecidos como drusas - que se acredita serem depósitos de tecido deteriorado - se acumulam na mácula, a parte da retina responsável pela visão central. Isto pode resultar em pontos de cegueira, na linha de visão de uma pessoa. A exposição à luz solar também pode estar associada ao desenvolvimento de cataratas, bem como a queimaduras graves por clarões na córnea.
Os óculos de sol são essenciais quando está num clima quente e solarengo mas nem todos servem. Ao comprar um par de óculos de sol, certifique-se que estes incluem a marca CE (EN ISO 12312-1:2013), uma etiqueta UV400 ou declaração de que oferecem proteção a 100%, contra os raios UV[1]. Considere também as laterais dos seus olhos e procure óculos com hastes largas ou envolventes.
Aqueles que preferem as pistas de esqui, também precisam de ser cautelosos, pois as propriedades refletoras da neve significam que os raios UV podem vir a ser um problema[2]. É aconselhado que os esquiadores utilizem máscaras de esqui em vez de óculos de sol porque oferecem uma maior proteção, contra raios refletidos na neve.
Proteção contra o calor e o vento
Climas quentes e/ou ventosos também podem ser motivo para olhos secos, que ocorrem pela redução na produção de lágrimas ou pela sua rápida evaporação. Os seus sintomas incluem vermelhidão, irritação, lacrimejar, dor e visão temporariamente desfocada.
A secura ocular pode ser aliviada com a aplicação de colírios hidratantes. Também estão disponíveis sprays oculares, concebidos especificamente, e que proporcionam alívio, para os olhos secos e irritados. A sua aplicação é fácil deve ser feita com os olhos fechados. Se utiliza lentes de contacto, aconselha-se que diminua o seu tempo de utilização em climas quentes, pois estas podem reduzir a hidratação ocular.
Proteção contra a areia, poeira e detritos
Se há algo que a praia tem em abundância é areia. Muitas pessoas desfrutam de praias com areia mas os olhos certamente que não partilham deste prazer. Naturalmente, passar férias numa praia com uma suave brisa, aumenta o risco de areia e outros elementos invasores como a poeira, penetrarem no olho. Da mesma forma, os climas ventosos que irá enfrentar nas pistas de esqui, provavelmente irão incluir sujidade, tais como cascas de árvore, terra ou gelo, em especial se esquiar atrás de alguém.
A exposição dos olhos a qualquer um destes elementos pode resultar numa conjuntivite irritativa, na qual o contacto da conjuntiva com um objeto estranho poderá causar inflamação, fazendo com que os olhos fiquem vermelhos e irritados. Para os esquiadores, as máscaras de esqui proporcionam uma proteção mais completa.
Proteção em climas frios
O tempo frio também pode ser responsável por sintomas de secura ocular. Neste caso, deverá seguir as mesmas recomendações que para os climas quentes, enquanto as máscaras de esqui proporcionam de novo proteção eficaz.
Para saber mais sobre como Optrex ActiMist Spray Dupla Ação pode proporcionar alívio para os sintomas de olhos secos, incluindo secura e irritação ou para explorar outros produtos, dentro da vasta gama Optrex, clique neste link.
[1] www.nhs.uk/Livewell/skin/Pages/Sunsafe.aspx
[2] www.lookafteryoureyes.org/eye-care/sun-and-sunshine/skiing/
Fontes consultadas
www.nhs.uk/conditions/dry-eye-syndrome/Pages/Introduction.aspx
www.nhs.uk/Livewell/skin/Pages/Sunsafe.aspx
www.nhs.uk/conditions/Conjunctivitis-infective/Pages/Introduction.aspx
www.lookafteryoureyes.org/eye-care/sun-and-sunshine/skiing/